terça-feira, 25 de maio de 2010

VAGAMUNDO - Zhô Bertholini - fevereiro de 2010


Zhô Bertholini é poeta e artista gráfico, natural de Santo André, SP, cidade onde, desde os anos 70, participa de movimentos culturais, atuando também como editor, ao lado de Jurema Barreto de Souza, da revista listerária A Cigarra. Sobre o poeta, diz Tarso de Melo, no posfácio:
"Zhô Bertholini não cabe num livro. Não cai bem o paletó do maço-de-folhas-preso-entre-capas a alguém que sai à rua caçando metáforas, fisgando rimas, desvendando os lugares em que ainda respiram a vida e a poesia – ou a poesia-vida ou a vida-poesia ou a poe(vida)sia, já que é esta a muamba que Zhô trafica.
Não cabe num livro a utopia do poeta vagamundo, que arrasta seus sonhos pelo espaço e não se enquadra no tempo dos outros. Da mesma forma, não dormem no dicionário essas andanças sem cerimônia pelos descaminhos da língua do dia a dia (que até pouco tempo era dia-a-dia!), pois a fala de Zhô não sossega: trafega pela poesia alheia, passeia no labirinto da música, visita os meandros da gíria e, mais que tudo, circula pela vida e traça as linhas tortas de uma biografia sem bússola, navilouca, desgarrada, à deriva. Aliás, se a vida de Zhô é levar a poesia para passear e deixar-se levar por ela, nada mais natural que escrever em versos sua biografia! Tarso de Melo
concepção editorial Jurema Barreto de Souza & Zhô Bertholini
projeto gráfico: Luzia Maninha
capa: Perkins T.Moreira
fotografia: Marcelo Vitorino
selo Zhô Bertholini - Código de Barra Alternativa
a cigarra edições,santo andré,sp, 2010

Um comentário: