segunda-feira, 6 de julho de 2009

A Cigarra n°14 -10 anos - maio de 1992


Em maio de 1992, a Cigarra lança a edição 14, comemorando 10 anos. Uma edição enxuta com doze páginas, tiragem baixa. Reflexos da era Collor, necessidades outras não calaram a poesia e a caixa postal estava sempre lotada de cartas de incentivo, livros e poetas partilhando suas ansiedades e utopias. A Cigarra já circulando nos países da América Latina, chegava à França, Espanha e Alemanha. Os amigos lembrados, parcerias seladas e um texto de questionamento, talvez ingênuo e pretensioso, mas que manteve a Cigarra no ar: ”Dez anos de A Cigarra. De onde vem tanta fé no que fazemos e essa força que partilha distâncias de um país a conhecer? Nós escritores fazemos a História da Literatura. Nós somos a História da resistência num país de analfabetos. Somos a História da palavra que não se dobra, não se vende, não se corrompe diante do poder e lutamos para manter a poesia viva.” Sem muitos discursos deixávamos que a poesia se indignasse e rebelasse.

5 comentários:

  1. Olá , vc gostaria de participar de uma antologia?
    Por favor, entre em contato.
    Elenilson
    http://www.literaturaclandestina.blogspot.com/

    http://poemasdemilcompassos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Jurema,

    A Cigarra é um monumento literário por tudo que representa para a literatura e as revistas literárias.

    Aproveito ainda para registrar que gostei muito do video Os cigarristas, tanto que publiquei link em minha modesta página do Projeto Valise.

    http://aqueiva.wordpress.com/

    Um grande abraço, com os votos de outros 25 anos de A Cigarra,
    Marco.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jurema,

    Tentei comentar pelo Yotube, mas começaram a exigir um monte de coisa, daí, vim pra cá. Assisti ao vídeo de vcs, gostei muito. Aquela da TV que "me assisti dormir" é ótima. Achei muito legal, tb, as inserções de palavras flutuantes contra a paisagem. E sua explicação sobre a gênese de sua poesia, derivada da timidez, de sua busca interior. Acho que aconteceu isso um pouco comigo tb. Vi ainda a edição comemorativa ao Sérgio Campos. Sempre ouvi falar muito desse poeta, mas pouca coisa vira dele, até então. Um grande abc, Ricardo Alfaya.

    ResponderExcluir
  4. Mis saludos desde Santiago de CHILE

    un abrazo afectuoso

    Leo Lobos

    ResponderExcluir
  5. Olá, Jurema!

    Aqui é Novo Hamburgo(Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul. Terra do sapato (Capital Nacional do Calçado.
    Temos um blog(www.jornalpolegar.blogspot.com) e também temos uma versão impressa. Estamos chegando na edição 42. Reparei que temos um colaborador mútuo(Nelson Tangerini - professor, escritor, fotógrafo / do Rio de Janeiro).

    Parabéns pela 'A Cigarra'! Quando quiseres passar algo para o povo da nossa região podes usar nosso blog ou o jornal impresso.

    Saudações

    Marcelo de Quadro
    jornalpolegar@gmail.com

    ResponderExcluir