sábado, 26 de setembro de 2009

Revista Literária A Cigarra - n°21 - maio/junho - 1995 - Novos rumos, a mesma paixão.


A metamorfose assume outros contornos e aos 13 anos A Cigarra n° 21, de maio/junho de 1995, se assume como Revista Literária, o formato a esta idéia remetia, sem perder, seu foco poético. Amadurecer requer mudanças e começamos pela capa, realizada pela Artista Plástica Constança Lucas , com a ilustração “ A Descoberta da Poesia”. Como na anterior procuramos usar papel colorido, assim fomos testando as possibilidades para tornar cada exemplar único, atraente, sem padronizar. Driblando as dificuldades continuamos o contato com dezenas de poetas, jornais, alternativos culturais. O n°13 trazia um selo comemorativo e por uma questão de maturidade, a imagem da Cigarra, que carregava todo um conceito lúdico, já que tirada de uma história infantil, passou a ilustrar o “expediente” na pagina final. Na quarta capa uma lembrança das edições anteriores.

8 comentários:

  1. Oi, bardos guerreiros!
    Salve a Cigarra!
    abç grande!

    ResponderExcluir
  2. oi Jurema,

    Foi sem querer e com muita satisfação que encontrei a Cigarra a cantar na minha tela numa madrugada infinda.
    Conheço a revista e tenho alguns exemplares preciosos guardados como jóias de família.
    Que bom que a revista continua existindo.

    Com admiração,

    Cris

    PS-um convite;www.cristinasiqueira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. lembro-me bem das fases da Cigarra e fico contente por ter participado em alguns números e neste número fiz a capa com prazer
    abraços

    ResponderExcluir
  4. Jurema querida, andastes sumida de minha caixa postal...
    Que felicidade encontrar um aceno sobre a Revista... grata por isso. Em tempo, vou a livraria pegar meu precioso papel...

    Quero pedir-lhe SOCORROOOOO, tenho um baú cheinho de poesias, e os doidos amigos pedem que eu as publique...
    Mas eu Marcinha, uma mineira perdida em SP não tenho a mínima idéia de como proceder... Enviei uns emalas à editoras, 03 querem publicar meu livro, mas nenhuma quis custear... enfim...
    Deixando a modéstia de lado, boa literatura no Brasil não é valorizada, salvo se sacamos um cheque substancial...

    um beijo querida, visite-me!

    Márcia Cristina Lio Magalhães

    POETAR É PRECISO...

    http://marciacristinaliomagalhaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Aviso aos interessados: O Núcleo Alpharrabio de Referência e Memória, pertencente à Livraria Alpharrabio, em Santo André, possui a coleção completa da revista A Cigarra (do mimeográfo à sofisticação gráfica) e disponibiliza a pesquisadores desde que agendado previamente (email: alpharrabio@alpharrabio.com.br ou fone 11 44384358). Parabéns pelo registro, Jurema. A Cigarra é história e como tal merece ser registrada e estudada. dalila teles veras

    ResponderExcluir
  6. Jurema,

    seguirei você no twitter (e pensar que somos vizinhos...) e já conhecia "A Cigarra". Tendo tempo, entre nos blogs que mantenho, há coisas boas por lá.

    Abraços, e obrigado pela presença.

    Caio Martins.
    http://prosaeversodeboteco.zip.net

    ResponderExcluir
  7. Estive por aqui em visita ao blog!! Vim conhecer o canto da cigarra!! Abraços ademar!!!

    ResponderExcluir